sábado, 11 de fevereiro de 2012

Religião

Uma sociedade de muitas fés

O Cristianismo é a religião oficial da Grã-Bretanha praticado pela Igreja Anglicana. Os seguidores deste ramo do Cristianismo são conhecidos por Protestantes e são a maioria da população, apesar de haver também muitos católicos.

Os Cristãos constituem cerca de 71% da população, mas a Grã-Bretanha é uma sociedade de muitas fés e muitas outras religiões, como o Budismo, o Hinduísmo, o Judaísmo, o Islamismo e o Sikhísmo que são praticadas livremente. Aproximadamente 23% da população da Grã-Bretanha não tem nenhuma religião em particular.

Grã-Bretanha Católica

Antes do reinado de Henrique VIII, A Grã-Bretanha era um país católico romano guiado pelo Vaticano em Roma no que diz respeito a assuntos religiosos. Em 1533 o Rei Henrique VIII fundou a Igreja Anglicana quando o Vaticano não o autorizou a divorciar-se da sua primeira mulher.

O desenvolvimento da Igreja Anglicana

O Rei Henrique estava desesperado por ter um herdeiro varão, e até essa altura só tinha tido filhas. Quando o Vaticano o proibiu de se divorciar, ele ficou furioso e decidiu estabelecer a sua própria fé – a Igreja de Inglaterra – e designou-se a ele mesmo líder.

A Igreja Anglicana atual

O Catolicismo ressurgiu por pouco tempo durante o reinado da Rainha Maria (1553), mas a Igreja Anglicana foi restabelecida pela Rainha Isabel em 1558 e desde essa data tem sido a religião oficial. Hoje, todos os soberanos têm de jurar manter e proteger a fé e espera-se que casem com um protestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário