domingo, 27 de junho de 2010

BAGAGEM DE MÃO

Novas regras para embarque de bagagem de mão para passageiros com destino a Comunidade Européia, Noruega, Islândia e Suíça. Implantação 06/11/2006.a.. Um volume (56 cm largura X 45 cm comprimento X 25 cm de altura);a.. Líquidos, gel, cosméticos e/ou produtos em forma SÓLIDA deverão estar em frascos ou tubos de 100 ml (máximo) e devem ser apresentados para inspeção dentro de uma sacola plástica transparente fechada (freezer bag type) não excedendo 20cm X 20 cm, caso contrário os itens não serão aceitos. Será permitida apenas uma sacola plástica por passageiro. A mesma pode ser adquirida facilmente em supermercados. Este item não é fornecido pela companhia aérea. Esteja de posse da sacola antes mesmo de dirigir-se ao aeroporto;a.. Pasta dental, aerossol, spray desde que estejam na sacola plástica transparente selada (freezer bag type) e não exceda 100 ml cada item;a.. Remédio essencial, em forma LIQUIDA (ex: INSULINA) acompanhado de receita ou atestado médico, limitando-se a quantidade máxima de 100 ml. *No caso de vôos para Londres, esta quantidade não deve exceder 50 ml;
a.. Não há restrição quanto ao transporte de medicação em forma sólida (cápsulas, pílulas);a.. Leite e alimento infantil, (com a possibilidade de que o conteúdo seja experimentado pelo passageiro que acompanha o bebê). OBS: Esteja certo de que as embalagens possam ser seguramente fechadas depois de abertas para o teste do conteúdo.Não será permitido:a..Qualquer tipo de líquido, gel, cosmético em forma LÍQUIDA e/ou SÓLIDA em frasco e/ou tubo de capacidade acima de 100 ml cada;a.. Qualquer tipo de líquido gel, cosmético que forem apresentadas em sacola de plástico ABERTA E/OU NÃO TRANSPARENTE;a.. Objetos pontiagudos (ex: FACA, ESTILETE, CANIVETE etc.);a.. Isqueiro e fósforo - TERMINANTEMENTE PROIBIDOS;a.. Qualquer produto que não seja facilmente identificado dentro da sacola plástica transparente.O passageiro que exceder a quantidade e/ou peso da bagagem de mão deverá despachá-la no porão da aeronave.Itens, citados como proibidos, serão retidos pelos agentes de segurança do aeroporto.As medidas de segurança serão aplicadas a todos passageiros CHEGANDO em Paris e EM CONEXÃO para qualquer destino da COMUNIDADE EUROPÉIA, NORUEGA, SUÍÇA E ISLÂNDIA.Compras efetuadas no Duty Free não sofrem essa fiscalização, porém devem ser apresentadas em sacolas Duty Free TRANSPARENTES E FECHADAS de maneira segura.Passageiros chegando do BRASIL ou MERCOSUL que não respeitem essas medidas de segurança serão obrigados a separar os itens no momento de reembarque no vôo de conexão em CDG.
Pequeno manual da mala perfeita Chata de carregar, ela virou sinônimo de estorvo. Mas uma mala bem-feita não pesa na sua viagem. Quem não sonha em viajar com uma mala pequena onde caiba tudo? Ou, melhor ainda, quem não sonha com o dia em que as viagens poderão ser feitas sem mala alguma? Na vida real, porém, as malas continuam sendo necessárias e podem ficar irritantemente pesadas se você levar tudo o que lhe der na telha. O segredo, portanto, é levar tudo (e só) o que você precisa na mala mais prática que você conseguir fazer. Mesmo que a viagem seja longa, contente-se com uma mala não muito grande: é ela que deve ficar cheia, não você. Há quem viaje com tudo velho (roupas íntimas, camisetas, sapatos) para ir jogando fora e ganhando espaço à medida que compra coisas novas. Funciona. Também existe quem não se incomoda em gastar um tempinho da viagem lavando algumas peças -- afinal, por que ocupar a mala com calcinhas, cuecas, camisetas e meias se elas secam rapidinho? Ao escolher as roupas, dê preferência a calças, casacos, saias e bermudas que combinem entre si. E leve um ou outro acessório mais chamativo, para poder variar o visual. O melhor conselho é investir em cores sóbrias para as peças básicas, deixando as cores vivas para acessórios como echarpes, gravatas e camisetas, que quase não ocupam espaço na mala e ajudam a mudar a cara de uma roupa.A dica geral é simplificar. Quanto mais se viaja, menor é a mala.1 - Primeiro, as calças. Estenda-as na mala, deixando as pernas para fora. Coloque uma sobre a outra, alternando o sentido. Faça o mesmo com vestidos e saias longas2 - Sobre essas peças maiores, coloque os shorts, as bermudas e as saias curtas, procurando evitar ao máximo as dobras, que criam volume desnecessário3 - Agora, as camisas. Abotoe-as, coloque as mangas para trás e dobre-as um pouco abaixo da cintura. Alterne o sentido dos colarinhos para nivelar os dois lados da mala4 - Com as pernas das calças, cubra o monte de roupas que se formou. Em volta, cintos, sapatos (as meias dentro), roupas íntimas, camisetas e pijamas5 - Vire o casaco (ou paletó) do avesso, dobre em quatro e coloque por cima de tudo. Arrume lenços, echarpes e gravatas na bolsa lateral da mala6 - Na tampa das malas que têm bolsa, acomode os livros e aparelhos elétricos enrolados em camisetas. Não deixe de identificar sua mala por dentro.
Vôos nacionais O passageiro pode levar 20 kg de bagagem na classe econômica e 30kg na executiva ou primeira classe. Nas linhas regionais, o limite é de 10 kg em aviões com até 20 assentos e de 20 kg em aviões com mais assentos.As taxas para excesso de bagagem geralmente correspondem a 1% do valor do bilhete não-promocional. Em vôos regionais, a taxa para os aviões de pequeno porte é de 2% do valor da tarifa e para aviões maiores, de 1%.Vôos internacionais - Novas regras para bagagem de mãoA Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou ontem (05/03/2007) campanha para informar novas medidas de segurança para bagagens de mão em vôos internacionais. As mudanças atendem determinação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a proteção contra líquidos explosivos e entram em vigor dia 1º de abril. Ao longo do mês de março serão distribuídos 100 mil folders e dois mil cartazes nos aeroportos com vôos para o exterior. De acordo com as novas regras, o passageiro não poderá transportar líquidos em frascos com capacidade superior a 100 mililitros. Todos os frascos devem ser acondicionados em uma embalagem transparente, completamente vedada, com capacidade máxima de um litro ou 20 x 20 centímetros. Os líquidos conduzidos em frascos maiores do que o permitido não serão aceitos, mesmo que estejam parcialmente cheios. Tanto os frascos quanto a alimentação a ser consumida por bebês durante o vôo deverão ser apresentadas na inspeção do embarque, separadas da bagagem de mão. Além disso, será imprescindível o porte de prescrição médica ao usuário que necessitar consumir medicamento durante o vôo. A compra de bebidas ou perfumes nos aeroportos está liberada desde que as lojas (free-shops) estejam localizadas depois do ponto de inspeção. No entanto, os recipientes devem permanecer lacrados da decolagem ao pouso da aeronave, com recibo de compra à mostra. As mudanças também valem para os trechos domésticos de vôos internacionais e devem ser divulgadas pelas empresas aéreas e agências de viagens, conforme a resolução de número sete da ANAC, publicada no último dia 1º de março no Diário Oficial da União.
Fonte: ANAC Extravio ou dano Em caso de dano ou sinais de violação da bagagem, o passageiro deve comunicar imediatamente a empresa aérea e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Se houver alguma dúvida ou problema, o viajante pode procurar o Departamento de Aviação Civil (DAC), órgão oficial que atende as queixas e reclamações sobre bagagens, por meio das Seções de Aviação Civil (SACs), instaladas em cada aeroporto.Antes do embarque, o passageiro tem a opção de declarar os valores atribuídos à sua bagagem. Para isso, é cobrada uma taxa suplementar e a companhia pode pedir uma relação completa dos itens e verificar o conteúdo da mala. Se houver extravio, o viajante receberá o valor declarado e aceito pela empresa. Jóias, papéis negociáveis e dinheiro não são aceitos na declaração. Quem não fizer declaração de valores tem direito a indenização limitada caso ocorra extravio da bagagem. Em vôos internacionais, a companhia paga indenização ao passageiro no valor máximo de US$ 400. Em vôos nacionais, a compensação é feita de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica.É proibidoNão podem ser levados na bagagem despachada, entre eles: armas de fogo, gases comprimidos, instrumentos musicais volumosos, líquidos e sólidos inflamáveis, materiais magnéticos, radiativos ou oxidantes, material irritante, munições, explosivos e fogos, peróxidos orgânicos, produtos venenosos ou corrosivos e substâncias infecciosas. O passageiro deve consultar a empresa quando precisar transportar alguns destes produtos, assim como artigos frágeis e perecíveis.Bagagem de mãoEm vôos domésticos é permitido levar bolsa de mão, maleta ou equipamento com peso máximo de 5 kg e com dimensões de até 115 cm. A bagagem deve caber embaixo do assento ou nos compartimentos acima das poltronas e não podem incomodar os demais passageiros, nem ameaçar a segurança do vôo. Em viagens internacionais, o limite depende de normas específicas fixadas por convênios.
A companhia aérea não se responsabiliza por danos em bagagens de mão ou objetos de uso pessoal. Apenas o faz quando ficar provado que a prejuízo foi causado por algum funcionário da empresa.
O passageiro também pode levar: manta, guarda-chuva, bengala, alimentação infantil para consumo durante a viagem e uma cesta ou equivalente para transporte de criança de colo. Objetos como jóias, documentos negociáveis, ações, dinheiro, notebook, máquina fotográfica, filmadora, telefone celular (sempre desligado) e outros bens de valor só podem ser transportados em bagagem de mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário