Faltam só 100 dias! Estamos super ansiosos com a chegada dos Jogos Olímpicos de Londres 2012! Ainda bem que a nossa comemoração já começa daqui a um mês, com o revezamento da Tocha Olímpica, que será acesa no Templo de Hera, na Grécia, e seguirá rumo à Grã-Bretanha, onde passará pelos lugares que a gente vive falando aqui no blog. De 19 de maio até a abertura dos jogos, em 27 de julho, a Tocha Olímpica vai viajar por 70 dias, percorrerá 12,8 mil quilômetros e passará por mais de mil lugares do Reino Unido.

Quem estiver no UK pode se programar para ver não só a Tocha Olímpica, como também as belas paisagens. Uma chance única ;)

Um balneário no oeste da Inglaterra, 19 de maio

Monte St Michael, Cornwall

Monte St Michael, Cornwall

A região de Cornwall é famosa pela beleza de seus balneários, cenário de romances famosos. E é aqui que começa o revezamento da tocha olímpica, especificamente em Land's End, o ponto mais à oeste da Inglaterra. Duas horas depois, o público verá a passagem da tocha pelo Monte St. Michael's, castelo construído em uma ilha de Penzance. Ao longo da semana, a Tocha passará pelo Eden Project, Glastonbury Tor e pela Ponte Suspensa de Clifton, antes de seguir rumo ao País de Gales.

País de Gales , 26 de maio

Castelo Caerphilly, País de Gales

Castelo Caerphilly, País de Gales

No dia 25 a Tocha chega em Cardiff, onde passa pelo castelo da cidade e pelo estádio Millennium. No dia 26 segue rumo ao norte, cruzando o país e passando pelos castelos de Caerphilly e Beaumaris, pelo parque nacional de Snowdonia, e pelo impressionante Aqueduto de Pontcysyllte. Depois dessa maratona, a Tocha volta à Inglaterra, chegando em Liverpool em 1º de junho.

Ilha de Man e Irlanda do Norte, 02 de junho

Museu do Titanic, Belfast

Na terceira semana, a Tocha Olímpica parte para a Ilha de Man, uma dependência da coroa britânica localizada no mar da Irlanda, facilmente acessada a partir de Liverpool. Depois de um dia inteiro na ilha, a Tocha Olímpica vai a Belfast, capital da Irlanda do Norte. Por lá, passará pelo novo museu do Titanic, pela famosa formação rochosa Giant's Causeway e pelas cavernas de Marble Arch, antes de partir em direção à Escócia.

Paisagens da Escócia, 09 de junho

Nevis Range Gondola

Nevis Range Gondola

Na 4ª semana do revezamento, a Tocha Olímpica chega à Escócia e passa por ícones de Glasgow, como a galeria de artes Kelvingrove e o museu Riverside. Depois segue para as lindas paisagens das Highlands, do teleférico na mais alta montanha do UK, aos famosos castelos de Inverness, Stirling e Bamburgh. Saindo das Highlands, a Tocha começa a retornar à Inglaterra, não sem antes passar pela histórica cidade de St. Andrews, conhecida pela invenção do golfe, e onde fica a universidade em que o Príncipe William conheceu Kate Middleton.

Norte da Inglaterra, 16 de junho

Angel of the North, Newcastle

Angel of the North

A escultura Anjo do Norte, em Gateshead, cumpre sua missão de recepcionar com braços abertos - a Tocha Olímpica passa pela atração antes de seguir caminho pela Muralha de Adriano até Yorkshire, ainda no norte da Inglaterra. Em York, o símbolo será carregado pelos pontos principais do destino, como os muros romanos que cercam a cidade, a Shambles e a catedral (falamos sobre eles neste post). A rota da semana termina na cidade de Blackpool, com a Tocha sendo carregada até o marco mais famoso da cidade, a Blackpool Tower.

Ícones do esporte, 23 de junho

Old Trafford, Manchester

Estádio Old Trafford

Ao entrar na 6ª semana do revezamento, a Tocha Olímpica vai passar por lugares de grande importância para o esporte na Inglaterra: o estádio Old Trafford, na cidade de Manchester, sede do clube de futebol Manchester United; o estádio de Headingley, na cidade de Leeds, sede dos tradicionais times de cricket e rugby; o estádio Don Valley, na cidade de Sheffield, sede do time de futebol Rotherham United e bastante usado para provas de atletismo. Depois da maratona esportiva, a Tocha Olímpica vai à cidade berço de Robin Hood - Nottingham.

O coração da Inglaterra, 30 de junho

Castelo de Warwick

Castelo de Warwick

Com menos de um mês para o inïcio dos Jogos Olímpicos, a Tocha Olímpica vai ficando cada vez mais perto de Londres. No coração da Inglaterra, a Tocha vai visitar o imponente castelo de Warwick e seguirá visitando varias atrações ao longo dos vilarejos ingleses. No roteiro da semana, a Tocha passa pela catedral e pela sede do time de futebol de Coventry, pelo castelo de Norwich e pela reserva ecológica de Rutland Water. Por fim, a Tocha visita Hadleigh Farm, que será um dos sites olímpicos usado nas provas de Mountain Bike.

Cambridge, Stonehenge e Hampton Court, 07 de julho

Punting no rio Cam

Faltando apenas 20 dias para o início dos Jogos Olímpicos, o destino da Tocha passa a ser as cidades já famosas entre os turistas. Se você tiver a sorte de estar em Cambridge no dia 08 de julho, poderá acompanhar a Tocha em um passeio nos barquinhos punt pelo rio Cam. No dia 09, pode aproveitar para vê-la no Palácio de Hampton Court. Ou quem sabe visitar Stonehenge junto com o símbolo olímpico no dia 12? Depois desta visita, a Tocha Olímpica segue para a região costeira, passando por Weymouth & Portland (inspiração de um dos mascotes olímpicos) e por Durdle Door, uma bela formação rochosa à beira-mar, também conhecida como Costa Jurássica.

Costas, praias e ilhas, 14 de julho

Royal Pavillion, Brighton

Royal Pavillion, Brighton

Ainda na região costeira da Inglaterra, a Tocha Olímpica passa por Bournemouth e pela Ilha de Wight. Faz uma passagem rápida por Southampton, que tem em sua história o escocês Charles Miller, jogador do Southampton FC que trouxe o futebol para o Brasil. Então segue para as ilhas do canal -Guernsey e Jersey. A agenda da semana prevê passagem pelo Royal Pavillion, pelo túnel do canal da mancha, pelo castelo nas colinas brancas de Dover, pela Catedral de Canterbury e por Maidstone.

Londres, de 21 a 27 de julho

Estádio Olímpico, Londres

A uma semana do início dos Jogos, a Tocha Olímpica chega a Londres. No sábado, dia 21, ela passará pelo Observatório de Greenwich por volta de 7 da manhã, e continuará sua rota pelos bairros mais distantes do centro de Londres, como Hackney, Redbridge, Bexley e Hillingdon. Visitará sites olímpicos, como a arena de Wimbledon, e atrações famosas, como os Jardins de Kew. Ao contrário das outras cidades, no itinerário de Londres não foram divulgados horários nem detalhes da programação para os últimos 3 dias. Mas temos uma certeza: no dia 27 de julho, quando o mundo inteiro estiver assistindo à cerimônia de abertura dos Jogos de Londres 2012, a Tocha abrirá caminho em meio à multidão do belíssimo parque olímpico de Stratford, em Londres, e acenderá a pira olímpica; simbolizano pureza, razão e paz. Um momento que vai entrar para a história.

Abaixo, um vídeo oficial mostrando o caminho do revezamento da Tocha Olímpica no UK.

Quer saber mais sobre a programação? Consulte a agenda oficial.