Gastronomia é o novo tema da nossa campanha sobre o melhor da Grã-Bretanha. Nós já contamos neste post uma breve história da comida britânica, que depois da má fama, conseguiu mudar e se tornar uma das cozinhas de maior destaque no mundo.
Abaixo você confere 20 motivos gastronômicos para visitar a Grã-Bretanha, e se deliciar!
1. Gastropubs - eles surgiram em Londres e agora podem ser encontrados em todo o país. É uma combinação do que há de melhor dos adorados pubs britânicos com culinária saborosa a preço justo, utilizando os melhores produtos agrícolas locais e em ambientes descontraídos.
2. Fish & Chips - o clássico peixe com fritas (e talvez purê de ervilhas...) é um ícone britânico. Experimente o do Magpie em Whitby, Yorkshire, do Rick Stein em Padstow, Cornualha, ou do Aldeburgh Fish and Chips na costa de Suffolk, para citar apenas três. O tradicional peixe frito pode ser encontrado em todas as cidades, mas para não sair com uma má impressão, pesquise os lugares que valem a pena.
3. A culinária do mundo todo em um só país – ou até mesmo em uma cidade: Londres. A comida indiana é uma das favoritas dos britânicos, com opções que abrangem desde comida para viagem até restaurantes estrelados no guia Michelin, e em Londres você pode provar a culinária em ordem alfabética, de A (australiana) à Z (zulu), ou geograficamente, da culinária neozelandesa à peruana – uma das novas tendências na capital. Experimente ceviche no Soho.
4. Os famosos queijos - Stinking Bishop, Cornish Yarg, Stilton e Cheddar, produzidos no vilarejo de Cheddar, em Somerset. Há mais de 700 queijos registrados produzidos no Reino Unido, proporcionando uma variedade para todas as ocasiões. Veja o site British Cheese. Além de saborear os queijos, você pode lançá-los morro abaixo em um dos mais peculiares eventos britânicos, a Corrida do Queijo (Cheese Rolling), realizada em Gloucestershire.
5. Chá da tarde: O chá da tarde é associado ao Ritz, mas há literalmente centenas de lugares para experimentar esta agradável combinação de sanduíches, bolos e outras iguarias, abrangendo desde chalés de sapé, como o Primrose Tea Rooms em Devon, ao imponente ambiente do Royal Deck no Royal Yacht Britannia, em Edimburgo. O Betty’s Tea Rooms em Northallerton, Yorkshire, acaba de ganhar o prêmio de melhor casa de chá do Reino Unido, e o Athenaeum Hotel é o melhor de Londres. Todos os estabelecimentos contribuem para o total de 165 milhões de xícaras de chá que os britânicos bebem diariamente!
6. Há 145 restaurantes estrelados no guia Michelin. O guia Michelin de 2012 concedeu três estrelas para 4 restaurantes, duas estrelas para 16 restaurantes e uma estrela para 125 estabelecimentos. Eles abrangem desde a Ilha de Skye, na Escócia, a St Helier em Jersey; de Rock na Cornualha até Blakeney em Norfolk. Pela primeira vez, um pub, o Hand and Flowers em Buckinghamshire, ganhou duas estrelas.
7. Há 117 Bibs Gourmands – não são estrelas no Michelin e sim premiações concedidas aos estabelecimentos que oferecem "boa culinária a preços moderados". Se você não conseguir jantar no Fat Duck ou no Dinner de Heston Blumenthal, por que não tentar o Hind’s Head, um Bib Gourmand em frente ao Fat Duck, em Bray?
8. Grandes chefs - Heston Blumenthal, Jamie Oliver e Gordon Ramsay podem ser as celebridades da cozinha britânica, reconhecidos no mundo todo, mas há vários outros chefs de cozinha interessantes e muito bem avaliados em todo o país, como Tom Kitchin em Edimburgo, Nathan Outlaw na Cornualha e Nuno Mendes na região leste de Londres.
9. Puddings - conhecidos em outros lugares como sobremesas, revelam que os britânicos têm um grande apetite por doces! Confira a terra natal do Sticky Toffee pudding (massa com tâmaras e calda de caramelo) em Cartmel, Cumbria (na mesma rua onde é vendido o bolo de gengibre de Grasmere, cuja receita é secreta e mantida em um cofre de banco), ou visite o Pudding Club em Cotswolds. Não se trata apenas das sobremesas; elas são o destaque da visita: "Após a opção de três modestos pratos principais, introduz-se o tema principal da noite, quando sete sobremesas tradicionais são apresentadas com solenidade e gritos animados de expectativa”.
10. Festivais de gastronomia e bebidas - setembro é um mês particularmente bom, pois inclui eventos em Abergavenny, no País de Gales, e Ludlow, em Shropshire. As duas cidades são interessantes para aqueles que apreciam a boa gastronomia.
11. Feiras populares - O Borough Market tornou-se uma das atrações turísticas mais populares de Londres, além de ser um lugar visitado pelos melhores chefs de cozinha. Abre de quinta a sábado, leia mais no site oficial. Porém todas as cidades do país têm feiras que oferecem os melhores produtos agrícolas locais. Embora as feiras existam há centenas de anos, sua versão mais moderna foi criada em Bath, em 1997. A feira de Edimburgo tem o famoso castelo da cidade como pano de fundo.
12. Empórios e fazendas - talvez você prefira fazer compras nas lojas de fazendas e empórios instalados ao lado de residências históricas, como o Holker Hall em Cumbria, Chatsworth no Peak District e Windsor Farm Shop, no canto do Home Park .
13. Escolas de culinária - se além de comer você quiser aprender a cozinhar, há algumas escolas de culinária excelentes, como a escola de frutos do mar do chef de cozinha Rick Stein, no litoral norte da Cornualha, a Culinary Cottage, perto de Abergavenny, a escola de Nick Nairn nas montanhas de Trossachs, Escócia (prestes a inaugurar uma segunda escola em Aberdeen e na Ilha de Skye em Kinloch Lodge, lar da escritora de culinária Claire Macdonald. Se você gosta de pães, a Escola Bertinet, em Bath, é o lugar ideal para se visitar. Se preferir orgânicos, a Fazenda Orgânica de Daylesford nas Cotswolds pode ser uma ótima opção.
14. Vinho inglês e galês - a produção de vinhos existe há séculos na Grã-Bretanha, mas na última década a área usada na produção cresceu rapidamente, ao passo que a melhoria na qualidade levou os principais vinhedos a competir com os melhores do mundo e ganhar muitos prêmios internacionais. 2012 é um ano de comemorações, então por que não brindar com um vinho como o Ridgeview , um recordista mundial na categoria de espumantes, ou o Camel Valley na Cornualha, um dos prediletos de Rick Stein – ou saber mais sobre as condições climáticas e geológicas que impulsionaram a qualidade e a quantidade de nossos vinhos no Denbies, vinhedo e importante atração turística.
15. Pratos e ingredientes únicos - sal marinho de Anglesey, cordeiro salgado do norte de Gales, ostras de Whitstable, cidra de Herefordshire, salmão defumado escocês, cerveja de Yorkshire – a qualidade e a variedade dos produtos britânicos são intermináveis.
16. Cerveja -  experimente um pint da cerveja London Pride dos Fuller Smith & Turner, que é a última família restante de cervejeiros tradicionais de Londres, ou da Spitfire, simplesmente a mais antiga cervejaria da Grã-Bretanha, produzida pela Shepherd Neame de Kent. Mas há cervejarias independentes em toda a Grã-Bretanha e microcervejarias – pequenas cervejarias em pubs – abrindo em todo o país. Você jamais vai passar sede no Reino Unido!
17. Whisky escocês - o uísque escocês é exportado para o mundo todo, então por que não conhecer onde ele é feito? Há mais de 40 destilarias abertas ao público, no continente escocês e nas ilhas, e você pode seguir a Trilha do Malte do Uísque pela região montanhosa da Escócia ou a Trilha Litorânea do Uísque, de Islay até Campbeltown e de Mull até a Ilha de Skye.
18. Sanduíches - são preparados no mundo todo, mas foram os ingleses que o inventaram. Melhor dizendo, foi o Conde de Sandwich, 250 anos atrás, que pediu pão e carne para não interromper suas apostas no jogo, e assim nasceu a combinação básica para o almoço. Em maio, a cidade de Sandwich, em Kent (e próxima a um vilarejo chamado Ham - presunto em inglês), vai celebrar a ocasião durante o fim de semana de 12 e 13 de maio, incluindo uma encenação da criação do primeiro sanduíche e o desafio da baguete contra o sanduíche. Leia mais neste post.
19. Comida e cultura -  hoje em dia, qualquer museu ou galeria que se preze precisa ter um lugar para se reabastecer – lugares como por exemplo a cafeteria do Tate Modern, com vista do rio Tâmisa e da catedral de St Paul´s, ou mesmo o Tate St Ives, com vista panorâmica do surfe da Cornualha e da bela cidade.
20. Novos restaurantes - é bom conferir logo, pois eles não vão continuar anônimos por muito tempo. Os restaurantes mais badalados surgem nos lugares mais estranhos, como aconteceu no último verão, no décimo andar de um estacionamento de vários andares em Peckham, no sul de Londres. Os entendidos de gastronomia se apressaram para provar a culinária do Franks Café e há boatos de que ele voltará neste verão. Em outro lugar, o Ten Bells em Spitalfields, geralmente mais conhecido pelas associações com Jack o Estripador, tornou-se um restaurante da moda durante o último inverno, sob o comando dos chefs de cozinha do grupo The Young Turks.